h1

YouTube: um celeiro de talentos… Pentatonix!

01/03/2013
O grupo Pentatonix...

O grupo Pentatonix…

Continuando com mais um post sobre os talentos descobertos no YouTube, chegou a vez de escrever sobre um grupo que particularmente me agrada muito: o Pentatonix. Como muitos outros quintetos que se vê por aí, seus componentes são jovens, bonitos, carismáticos e talentosos… mas, o que os difere dos demais? O Pentatonix é um grupo que faz música a capella, ou seja, eles não usam instrumentos musicais!! Todos os sons, batidas e harmonias são feitos exclusivamente com os vocais de seus integrantes! E haja talento!!

O Pentatonix é um grupo a cappella formado por cinco integrantes: Scott Hoying, Kirstie Maldonado, Mitch Grassi, Avi Kaplan e Kevin Olusola. Em novembro de 2011, o grupo foi declarado o vencedor da terceira temporada do programa de TV “The Sing-Off”, uma competição de grupos a capella promovida pela rede NBC. Com a vitória, o Pentatonix ganhou um prêmio de 200 mil dólares e um contrato com a Sony. Seu EP de estreia, PTX Vol. 1, chegou ao 14º lugar na parada da Billboard e em 5º na sua parada digital, e seu EP de natal, entitulado PTXmas, chegou ao primeiro lugar na parada de músicas de fim de ano do iTunes. Atualmente, o grupo está em turnê e trabalhando em seu próximo álbum.

Kevin, Mitch, Scott, Kirstie e Avi...

Kevin, Mitch, Scott, Kirstie e Avi…

História:

O Pentatonix começou como um trio formado por amigos de escola: Kirstie Maldonado, Mitch Grassi e Scott Hoying… eles estudaram juntos na Martin High School, em Arlington, estado do Texas. Os amigos ficaram sabendo de um concurso de uma rádio local, cujo prêmio aos vencedores era conhecer o elenco de “Glee”, e decidiram se inscrever, enviando um cover da música “Telephone”, de Lady Gaga. Embora não tenham vencido, o trio ganhou notoriedade na escola e começaram a fazer apresentações… e o sucesso foi aumentando cada vez mais, já que o vídeo de “Telephone” era cada vez mais visualizado no YouTube.

Scott e Kirstie se formaram em 2010. Ele foi estudar Música Popular na University of Southern california, enquanto ela foi para a University of Oklahoma estudar Teatro Musical. Mitch, o mais jovem do trio, continuou em Arlington para terminar o colegial.
Enquanto estudava na USC, Scott se juntou a um grupo a capella chamado SoCal VoCals e, através de um membro deste grupo, ficou sabendo do programa “The Sing Off” e ficou com vontade de fazer um teste. Ele chamou seus amigos Kirstie e Mitch para se juntarem a ele. Porém, o programa exigia um mínimo de cinco componentes por grupo. Scott conheceu Avi Kaplan, um dos melhores baixos do sul da Califórnia, através de um amigo em comum e completaram o quinteto com Kevin Olusola, que foi descoberto pelo trio através de um vídeo no YouTube onde tocava violoncelo e fazia beatbox.
O quinteto somente se conheceu pessoalmente na véspera do dia do teste para o “The Sing Off” e, para chegar a tempo, Mitch teve que faltar a sua própria cerimônia de formatura da escola. Scott e Kirstie abandonaram a faculdade para se dedicar ao show de TV! O Pentatonix foi aprovado no teste, se juntou ao programa e foi se entrosando e desenvolvendo uma inegável química durante as semanas de competição e, por fim, sagrou-se o grande vencedor daquele ano!

Pose para a foto. ;)

Pose para a foto. 😉

O nome:

Pentatonix foi um nome sugerido por Kevin Olusola e faz referência à escala pentatônica que, em música, é a denominação dada ao conjunto de todas as escalas formadas por cinco notas ou tons. E, por ser um quinteto, o grupo achou que a escala de cinco notas caía muito bem!

Carreira:

Após a vitória no “The Sing Off”, os cinco jovens se mudaram para Los Angeles para seguir carreira como artistas da música. E eles tem um objetivo: se tornar o primeiro grupo a capella a alcançar o sucesso em tempos recentes. Para isso, apostaram na popularidade das redes sociais… começaram a postar vídeos no YouTube com covers de grandes sucessos musicais. Suas versões de “Somebody That I Used to Know”, “Gangnam Style”, “We Are Young” e outros receberam milhões de visualizações!!

No outono norte-americano de 2012, o Pentatonix saiu em sua primeira turnê nacional, apresentando-se por 30 cidades… todas com ingressos esgotados! Na turnê, o grupo pôde conhecer os milhares de fãs conquistados através da internet e também tiveram que aprender como manter uma apresentação exclusivamente vocal por 90 minutos.
No momento, o Pentatonix está em sua segunda turnê pelos Estados Unidos e também estão desenvolvendo material original para seu segundo EP, que será lançado ainda neste ano.
O grupo também se envolve em muitos projetos sociais e de filantropia, mostrando que além do talento, eles têm bom coração.

Por causa de seu impressionante crescimento online em apenas um ano, o Pentatonix foi nomeado como “Artista Destaque do Ano de 2012” pelo site ryanseacrest.com.

Pentatonix...

Pentatonix…

Os integrantes do Pentatonix:

Scott Hoying...

Scott Hoying…

Scott Hoying é um compositor e pianista que se se dedica à música desde os 8 anos de idade. Após formar-se na Martin High School (em Arlington, Texas), Scott entrou na USC, onde se juntou ao renomado grupo a capella dos campus: os SoCal VoCals. Scott sempre se envolveu em muitos projetos musicais, foi finalista no programa “Star Search” da rede CBS, já cantou o hino nacional norte-americano em inúmeros eventos esportivos. É o fundador do Pentatonix e seu vocalista principal.

Mitch Grassi...

Mitch Grassi…

Mitch Grassi é o mais jovem dos membros do Pentatonix. Em Arlignton, Texas, Mitch se envolveu com musicais de teatro, mas também tem um gosto musical influenciado por música eletrônica e underground. Desde pequeno, sempre participou de muitas competições de talento e de canto, chegando a ganhar o ‘Teen Talent Follies’. Além de cantar com o Pentatonix, Mitch está se aperfeiçoando em produção musical e também como DJ.

Kirstie Maldonado...

Kirstie Maldonado…

Kirstie Maldonado sempre se destacou na escola: ganhou uma bolsa de estudos nacional e cursava o segundo ano de Teatro Musical na University of Oklahoma antes de se juntar ao Pentatonix. Ela desenvolveu seus talentos vocais e de apresentação durante os oito anos em que esteve com a companhia Theatre Arlington. No colegial, começou seu treinamento clássico e foi membro do coral Texas All State Choir por três anos. Capitã do coral e também da equipe de dança, Kirstie conseguiu inúmeros papeis em produções de teatro, apresentando-se por várias cidades do estado.

Avi Kaplan...

Avi Kaplan…

Avi Kaplan é um estudante de música clássica que também toca violão, compõe e faz arranjos musicais para corais e grupos a capella. Nascido em Visalia, na California, Avi frequentou a Mt. San Antonio College, conhecida mundialmente pela sua tradição em corais e grupos a capella. Ele se juntou ao Fermata Nowhere, o primeiro grupo a capella de uma universidade comunitária a ganhar o ICCA, importante competição internacional de grupos a capella, e Avi levou o prêmio de “melhor seção rítmica”. Em seu terceiro ano na faculdade, Avi se juntou ao Sincopation, um grupo de jazz que ganhou o Monterey jazz Festival em seu primeiro ano. Avi se apresentou nas mais importantes casas de show pelo mundo, entre elas o Lincoln Center e o Carnegie Hall.

Kevin Olusola...

Kevin Olusola…

Kevin Olusola cresceu em uma pequena cidade no estado de Kentucky. Filho de um psiquiatra nigeriano e de uma enfermeira granadina, Kevin começou a aprender a tocar piano, violoncelo e saxofone ainda muito jovem. Já se apresentou no Carnegie Hall, no programa de rádio From the Top e no Montreux Jazz Festival de 2012. Depois de terminar o colegial na Phillips Academy Andover, Kevin fou aceito na Yale University, onde cursou Estudos do Leste Asiático e também pré-Medicina. Morou 18 meses em Pequim e, por isso, fala fluentemente o mandarim. Na faculdade, aperfeiçoou o seu ‘celloboxing’ (tocar violoncelo e fazer beatbox ao mesmo tempo) e ficou em segundo lugar em uma competição internacional ligada ao famoso violoncelista Yo-Yo Ma, que definiu o celloboxing de Kevin como “engenhoso e inesperado”. Em 2011, postou um vídeo de seu celloboxing no YouTube… o vídeo foi divulgado per inúmeros canais de comunicação dos EUA, e foi através deste vídeo que o Pentatonix conheceu o talento de Kevin e o convidou para se juntar ao grupo.

E então, espero que tenham gostado de mais este post apresentando mais um dos grandes talentos que encontramos no YouTube. Eu, particularmente, sou um grande fã do trabalho do Pentatonix e adoro suas canções, seus arranjos e sua paixão pela música… e espero que tenham gostado também!
Se conhecerem mais algum artista bacana do YouTube para ser destacado no nosso blog, mandem suas sugestões… estamos sempre à procura de novos talentos! 😉

E, antes de encerrarmos o post, mais um vídeo de um dos covers postados pelo Pentatonix no YouTube.

.

Anúncios

5 comentários

  1. Nossa!! Bom demais… adorei.


  2. scott love you


  3. eles são maravilhosos , è impressionante o que eles fazem com a voz , conheci-os atravez de uma amiga e fiquei apaixonado……..o que é um pais onde a cultura musical è valorizada………….


  4. Eu tambem sou fã e os meus 5 filhos tambem. rs


  5. eu amo muito eles , sonho é ver eles aqui no Brasil … CURITIBA PR , tenho 15 anos e eu amo muito o Avi e o Kevin , e o Mitch 😉



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: