h1

Você conhece Rebecca Black? Deveria…

23/03/2011

A “cantora” teen Rebecca Black. (reprodução)

Todos sabem que no YouTube encontramos de tudo um pouco mas, às vezes, alguma coisa se torna uma verdadeira sensação.
E, se você curte internet (e não esteve fora do planeta Terra nas últimas duas semanas), sabe que a nova sensação da web tem nome e sobrenome: Rebecca Black!

A jovem californiana de apenas 13 anos de idade se tornou uma celebridade na internet com o clipe da música “Friday”, que estourou no YouTube (foi postada em 14 de março e já se aproxima dos 40 milhões de visitas), a colocou nos ‘trending topics‘ (os temas mais comentados) do Twitter por vários dias e já está entre as músicas mais vendidas no iTunes, superando nomes como Bruno Mars e Justin Bieber, de quem a garota é fã e com quem sonha gravar um dueto.
Com tais números, é de se imaginar que a garota é um verdadeiro prodígio musical, certo? Mas, na verdade, não é bem assim…

A música, produzida e disponibilizada no YouTube pela Ark Music Factory, está sendo apontada por muitos como a “pior canção do mundo”. Na segunda semana de março, o comediante Daniel Tosh, do Comedy Central, comentou sobre o clipe e afirmou que “nem todo mundo foi feito para escrever canções”. Logo depois, um blog de música do Yahoo mencionou uma música “atroz que faz explodir o cérebro”. A revista Time citou um vídeo “horrível a ponto de ser divertido”. Com isso, foi um pulo (ou melhor, um clique) para que a canção e sua cantora estivessem bombando nas redes sociais e blogs por toda a internet! A maioria dos comentários tem sido bastante negativa (alguns até podendo ser considerados cyberbullying); outros comentários são bem irônicos e sarcásticos, enquanto poucos são elogiosos!

Os internautas zombam de tudo no videoclipe: desde os efeitos visuais simples da produção até a voz da garota teen, passando pelo uso exagerado do Auto-Tune (um software que corrige as imperfeições da voz). Também não levam a sério os versos da canção, como “preciso comer cereal”, “em que banco posso sentar?” e “amanhã é sábado e domingo vem depois”.

Rebecca durante o ‘Good Morning America’. (reprodução)

Convidada para participar do Good Morning America, popular programa matutino do canal ABC, Rebecca admitiu ter ficado mal com as críticas. “A princípio, quando vi todos os comentários, chorei. Mas agora, acredito que tenho talento em algum nível. Não acho que sou a melhor cantora, mas não acho que sou a pior”, afirmou.
No ar, a apresentadora do programa leu algumas das muitas ofensas, como “até pessoas surdas estão reclamando de Friday”. Rebecca ainda destacou as que mais lhe incomodaram. Uma delas sugeria que ela “tivesse distúrbios alimentares para que ficasse bonita”. Pô, pegaram pesado, né?

Antes de gravar a música e o tão comentado clipe, Rebecca teve aulas de canto e participou de concursos de talento.
Foi quando ela e sua mãe ficaram sabendo da Ark Music Factory, uma gravadora de Los Angeles na qual aspirantes a artistas pagam uma quantia para gravar uma música. Depois de passar em um teste da gravadora, a garota foi chamada para gravar a música ‘Friday’, uma das muitas escritas pelos donos da Ark. A canção foi escolhida porque tinha a ver com a personalidade de Rebecca, conforme ela mesma explicou. A mãe da garota pagou US$ 2.000 para gravar a música e produzir o vídeo… e o resto é história! É a primeira vez que um dos artistas da Ark Music Factory consegue alguma notoriedade e, de acordo com a revista Forbes, a música já rendeu à gravadora a bela quantia de US$ 1 milhão.

Ruim ou não, o que importa é que a garota está fazendo sucesso e chamando atenção para o seu trabalho.
É comum encontrar vários vídeos no YouTube em que outros cantores anônimos postaram sua versão cover de ‘Friday’. Até mesmo os Jonas Brothers, em show beneficente realizado neste último domingo (dia 20), cantaram um trecho da música para introduzir ‘Fly with Me’.

Agora, é esperar para ver o que o futuro reserva para Rebecca Black. Será que esta é a última vez que ouviremos falar da garota ou é apenas o começo de um novo fenômeno da música? Só o tempo dirá…


E, para quem ainda não assistiu, o vídeo da joia rara que é “Friday”… Aproveitem!
(obs: caso a legenda não apareça, basta apertar o botão CC na parte inferior do player).


E, para encerrar, os Jonas Brothers cantando “Friday”… a plateia com certeza vibrou!!


Um comentário

  1. Só para atualizar… a vídeo oficial está se aproximando de 153 milhões de acessos no YouTube… sucesso total!!!



Deixe um comentário