h1

Por onde anda… o ranger azul Billy?

03/01/2012

Billy, o primeiro ranger azul. (reprodução)

Mais um post da série que desvenda o que aconteceu com os Power Rangers originais…
Agora chegou a vez de falarmos sobre o ator David Yost, que interpretava Billy Cranston, o rapaz de óculos e inteligente que dava vida ao ranger azul.

E então, David Yost… o que você anda fazendo?

David Yost (Billy Cranston, o Ranger Azul)

David Harold Yost nasceu em Council Bluffs, no estado norte-americano de Iowa, em 7 de janeiro de 1969 e, durante a infância, se mudou bastante pelos Estados Unidos com sua família. Ginasta talentoso, ganhou muitas competições pelo país, destacando-se os campeonatos estaduais de Iowa e Montana.
Em 1987, terminou o ensino médio na Amador Valley High School, em Pleasanton, na Califórnia. Em 1991, formou-se em Comunicação e Artes Dramáticas na Graceland College, em Lamoni, Iowa. Decidido em seguir a carreira de ator, muda-se para a Califórnia e, apenas três meses após sua chegada, fez o teste para o papel de Billy Cranston, o jovem nerd e maníaco por computadores de “Power Rangers”.

David Yost em cena de “Power Rangers”. (reprodução)


Carreira:
Em 1993, estreia na TV americana a série “Power Rangers” e Yost, então com 24 anos (o mais velho dos atores do elenco principal) interpretava Billy, o mais inteligente dos rangers e que, com suas invenções como o morfo-comunicador e o teletransporte, se tornou extremamente importante para o grupo.

David Yost atuou nas três primeiras temporadas da série e em “Power Rangers – O Filme”, de 1995. O ator saiu no meio da 4ª temporada, chamada “Power Rangers: Zeo”. Nesta temporada, o papel de Yost sofrera grandes mudanças, já que Billy deixou de ser um ranger para se tornar uma espécie de consultor técnico para os demais.
Em 2010, quando perguntado em uma entrevista sobre como se sentia a respeito destas mudanças, Yost não foi muito claro, mas disse que entendia o porquê dos produtores fazerem isso, já que Haim Saban estava interessado na renovação do elenco e esta era uma maneira de fazer isso.

Yost atuou em mais de 200 episódios da série e foi o único ranger a aparecer em todos os episódios da série original, que durou de 1993 a 1996 e depois começou a ter variações lançadas a cada ano!

Billy parte para a pancada! (reprodução)

Depois de sua saída da série, David Yost não fez trabalhos muito significativos. Seu trabalho mais recente como ator foi uma participação no curta-metragem “Who Ever Told You It Was Okay to Dream Anyway…?”, de 2010.
Ele tem trabalhado mais como produtor de televisão, produzindo várias séries e programas desde o ano 2000.

Em 2002, David Yost atuou numa peça chamada “Fallen Guardian Angels” em benefício à A.P.L.A. (Aids Project Los Angeles). A peça era sobre seis atores que tinham que lidar com o vírus do HIV em várias situações. A renda obtida foi doada a centros de tratamentos contra a Aids de hospitais infantis. A produção arrecadou mais de 25 mil dólares e recebeu excelentes críticas da LA Weekly Theatre.

David Yost posa para foto publicitária. (reprodução)

David Yost pronto pra luta em “Power Rangers”. (reprodução)


A polêmica da homossexualidade:

Em agosto de 2010, ao participar do Anime Festival de Orlando, David Yost veio a público e revelou ser homossexual. Na época de sua saída de “Power Rangers”, especulou-se que os motivos poderiam ser relacionados ao salário. Mas, o ator/produtor afirmou que foi devido ao preconceito sofrido nos sets pela sua orientação sexual. Ele disse que era ofendido constantemente e também falou que os produtores ficavam perguntando aos demais atores sobre a sexualidade de Yost.

“Disseram que eu não podia ser um super-herói, que eu nem me parecia com um. Os criadores do show me chamavam de bicha e chegaram a me convocar para reuniões onde exigiram que eu não deixasse vazar para a imprensa que eu era gay”, explicou.
A pressão era tanta que o ator disse que até pensou em se suicidar.

“Tô velho mas ainda tô fortinho…” (reprodução)

Após sua saída de “Power Rangers”, David Yost chegou a participar por dois anos de uma ‘terapia de conversão’ chamada “Pray de Gay Away” (algo como “Reze para Afastar o Gay”) que, inclusive, oferecia tratamentos de choque para que homens homossexuais deixassem de ter “pensamentos pecaminosos”, como ele mesmo explicou.
Depois disso, o ator sofreu um colapso nervoso e chegou a ser hospitalizado em numa instituição psiquiátrica por cinco semanas. Depois de receber alta, Yost se mudou para o México por um ano e eventualmente aceitou sua orientação sexual.

Sobre o polêmico caso envolvendo a homossexualidade do ator, Scott Page-Pagter, produtor de mais de 450 episódios de “Power Rangers”, disse que a saída de David Yost do programa não foi motivada por homofobia, e sim sobre discordâncias salariais. “Yost e mais dois atores estavam ganhando um bônus além do seu salário. Quando os outros dois deixaram o programa, a produção queria parar de dar o bônus a ele, e isso o fez querer sair do programa”, afirmou o produtor em um comunicado oficial.
Pagter ainda negou as alegações de homofobia, afirmando que “não sabia porque ele está dizendo isso, mas ele era o único com quem ninguém se dava bem… ele era um pé no saco!”

Quem está dizendo a verdade nesta história? Não sabemos…

David Yost é Billy Cranston. (divulgação)

Yost em recente entrevista na televisão. (reprodução)


Curiosidades:

– Como já foi dito, é um ginasta muito bem-sucedido.
– O ator/produtor mede 1,73m e adora ler livros e peças.
– O ator foi uma das milhares de pessoas fotografadas para a NOH8 Campaign, campanha criada em 2009 para protestar contra uma proposta californiana de não reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O ator em uma das fotos para a campanha NOH8. (reprodução)

Teremos mais posts sobre os rangers restantes em breve! Não deixem de conferir…
E, caso tenha perdido, aqui vão os links para os rangers já postados:
– Ranger Vermelho Jason (Austin St. John).
– Ranger Rosa Kimberly (Amy Jo Johnson).
– Ranger Verde Tommy (Jason David Frank).

 

6 comentários

  1. […] Pop na Web Cinema, Música, Televisão, Artes, Internet e muito mais… « Por onde anda… o ranger azul Billy? Por onde anda… o ranger preto Zack? 04/01/2012 Zack, o primeiro ranger preto. […]


  2. […] St. John). – Ranger Rosa Kimberly (Amy Jo Johnson). – Ranger Verde Tommy (Jason David Frank). – Ranger Azul Billy (David Yost). – Ranger Preto Zack (Walter Emanuel […]


  3. […] St. John). – Ranger Rosa Kimberly (Amy Jo Johnson). – Ranger Verde Tommy (Jason David Frank). – Ranger Azul Billy (David Yost). – Ranger Preto Zack (Walter Emanuel Jones). – Ranger Amarelo Trini (Thuy Trang). Fotinha desta […]


  4. “Opção sexual”? O correto é orientação sexual.


    • Olá, Rodrygo.
      Texto corrigido. Agradecemos por ter chamado a nossa atenção para o erro.


  5. O ator mais conhecido da historia!!



Deixe um comentário